15/05

Assistente Social leva bem-estar e qualidade de vida a quem precisa

 

A profissão de assistente social foi regulamentada no Brasil em 15 de maio de 1962 - data que ficou marcada como dia deste profissional. De acordo com o livro “Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora: uma reportagem para a história” de Miriam Travassos, nesta mesma época, o Serviço Social era criado na instituição.

 

No hospital, cinco profissionais se dedicam a prestar assistência aos pacientes e familiares, na forma de orientação, acompanhamento e garantia de direitos sociais, desde o momento da internação e até após a alta. “Há casos que o paciente precisa de informação e de auxílio para continuar o tratamento depois de receber alta e nós trabalhamos para que isso aconteça”, explica a gerente do Serviço Social, Silvana Loures.

 

O Serviço auxilia, em todas as áreas do hospital, pacientes de convênios, SUS e particular a fim de atender demandas relacionadas à vulnerabilidade social, adoção e busca de vínculo familiar, por exemplo. “Tudo isso com absoluto sigilo, faz parte da nossa ética profissional resguardar o paciente a todo tempo”, destaca Silvana.

 

E ao pensar no que é mais satisfatório no seu trabalho, Silvana não tem dúvidas: “É ajudar outras pessoas. É ver que através de nossas atividades conseguimos um ganho positivo pra pacientes, família e profissionais”.

 

Ouvidoria

 

A Ouvidoria da Santa Casa, criada há 17 anos, faz parte do Serviço Social e foi a primeira em instituições de saúde de Juiz de Fora. Para Silvana, o setor tem missão de acolher o cliente e criar um vínculo entre os demais setores e vem evoluindo como setor estratégico. 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo