03/05

Santa Casa apresenta Protocolo de Contenção Mecânica do Paciente no Leito

 

 

Nos dias 17 e 18 de abril o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoveu treinamento para apresentar aos médicos (as), residentes e enfermagem o Protocolo de Contenção Mecânica do Paciente no Leito.

 

Ele foi criado pelo Vice-diretor de Ensino e médico auditor, doutor Áureo Delgado, junto com o NSP, com base na literatura e na legislação do Conselho Federal de Enfermagem (COFEM) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Além do protocolo, o hospital criou dispositivos de contenção próprios, que foram testados e comprovaram oferecer segurança para o paciente. Os equipamentos foram confeccionados no hospital pelo serviço de Costura, dentro da Lavanderia.

 

A Santa Casa é o primeiro hospital na cidade a ter um protocolo de contenção mecânica assistida através de normas técnicas e dispositivo próprio. De acordo com a enfermeira do NSP Aline Beviláqua, é importante padronizar a maneira como a contenção é feita. “Nossa intenção é implementar uma forma específica de aplicar essa medida terapêutica, que seja segura para o paciente”.

 

A contenção só deve ser aplicada se houver alto risco do paciente agredir a equipe assistencial ou a si mesmo. “Somente o médico pode prescrever a contenção e só deve ser usada caso os manejos verbal, ambiental e medicamentoso não surtirem efeito”, explica doutor Áureo.

 
 
 

Outras Novidades

<< < 2 3 4 5 6 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo