02/05

Debate multidisciplinar alerta sobre hipertensão

 

 Na quarta-feira (25) o programa Vida Saudável Plasc promoveu mesa redonda com o tema “Hipertensão: causas, cuidados e tratamento” no Salão Nobre da Santa Casa. A iniciativa antecedeu o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril). Estudantes, profissionais da saúde, pacientes e comunidade em geral estiveram presentes.

 

Participaram a equipe do Saúde Integral e o cardiologista da Santa Casa, doutor Sérgio Pontes. A coordenadora do Vida Saudável Plasc Adriana Gomes aponta o evento como forma de educação em saúde. “A doença acomete grande parte da população brasileira, por isso, é importante discutir o assunto e reforçar a necessidade de acompanhamento médico”.

 

O evento teve início com a apresentação do doutor Anderson Miosso, que destacou características da doença. “Na maioria dos casos a pressão arterial é assintomática, por isso é extremamente importante que as pessoas busquem aferir a pressão arterial, pelo menos, duas vezes por ano”.

 

Em seguida, o cardiologista Sérgio Pontes explicou que, apesar do valor considerado como hipertensão ser 14 por 9, o paciente que apresenta a pressão arterial acima de 13 por 8 já deve ficar atento. “A hipertensão em si não é o grande problema, mas sim o que ela pode causar ao paciente no futuro, como acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio”. 

 

A enfermeira Kamila Coldibeli falou sobre o atendimento a hipertensos no Vida Saudável Plasc e enfatizou que o acompanhamento médico regular é indispensável. Logo após, a nutricionista Mariane Ricon apontou que o alto consumo de sódio pode levar à hipertensão. “A dose de sódio recomendada por dia é o equivalente a uma colher de chá. O brasileiro consome uma colher de sopa; é o dobro do indicado. O ideal é evitar temperos prontos”.

 

Na área de fisioterapia, Jordânia Lindolfo explicou que é necessário ter o controle do peso e evitar o sedentarismo. “A atividade física regular deve ser estimulada para que os níveis da pressão diminuam”, diz. Finalizando, a psicóloga Adriana Gomes pontuou a relação do estresse com a doença em questão. “Qualquer situação que sai do esperado pode gerar estresse, que é um gatilho desencadeador da hipertensão”.  

 
 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo