Mesa redonda alerta sobre hipertensão

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, por isso, o programa Vida Saudável Plasc promove, na quarta-feira, dia 25, mesa redonda com o tema “Hipertensão: causas, cuidados e tratamento”.

Voltado para comunidade, estudantes, pacientes, cuidadores e profissionais da saúde, o evento será no Salão Nobre da Santa Casa de Juiz de Fora, de 14h as 16h. São esperadas 150 pessoas e não é necessário fazer inscrição para participar. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

A mesa será composta pela equipe do programa Saúde Integral e terá abordagem multidisciplinar: a psicóloga Adriana Gomes, a enfermeira Kamila Coldibeli, a fisioterapeuta Jordânia Lindolfo e a nutricionista Mariane Ricon participarão. O geriatra Anderson Miosso conduzirá o debate.

No mesmo dia, a partir das 9h, haverá uma tenda na porta do setor de Medicina do Trabalho do Hospital para que qualquer pessoa possa aferir a pressão arterial.

O que é hipertensão?

De acordo com doutor Anderson Miosso, ter hipertensão significa que o paciente apresenta pressão arterial igual ou maior que 14 por 9 em, pelo menos, duas aferições.

Dor de cabeça, desconforto no peito, visão turva e falta de ar podem ser sinais de hipertensão, mas nem sempre eles aparecem. “Na maioria dos casos a pressão arterial é assintomática, por isso é extremamente importante que as pessoas busquem aferir a pressão arterial, pelo menos, duas vezes por ano”, explica o geriatra.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma em cada quatro pessoas adultas têm a doença, que é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal no Brasil.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle.

1 2 3 4 5 > >>