Por dentro da Segurança do Paciente

Abril é o mês da Segurança do Paciente, por isso, as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), acompanhadas das enfermeiras do Serviço de Controle de Infecção hospitalar (SCIH), visitaram, durante duas semanas, todos os setores assistenciais do hospital para fazer um quiz com as equipes.

Nele, os participantes eram questionados sobre os Protocolos de Segurança do Paciente através de relatos reais notificados ao NSP. “Nós descrevíamos um relato para os profissionais que participaram do jogo e eles avaliavam a situação”, explica a enfermeira do Núcleo, Michelle Aliani. Todos que responderam corretamente ganharam um brinde.

Inicialmente, a ida aos andares seria por uma semana, mas as visitas renderam: “Durante o quiz surgiam dúvidas, conversas e a dinâmica se transformou em troca de experiências”, conta a também enfermeira do NSP, Aline Beviláqua. “Nos surpreendemos com o envolvimento das equipes, eles demonstraram que dominam o processo e que a segurança do paciente está incorporada na rotina deles”, completa.

Os cinco enfermeiros que mais notificaram eventos adversos no primeiro trimestre de 2018 receberam certificado e camisa de presente, segundo as enfermeiras do NSP, esta é uma forma de estimular cada vez mais a cultura de Segurança do Paciente na instituição. Estes enfermeiros foram: Lívia Machado Passos, do CTI Cirúrgico, Alessandra de Paula Ribeiro, da Unidade Coronariana, Josiane Teza do Nascimento Costa, do 4º andar, Aline Maria Lacerda de Andrade, do 2º andar  e Ricardo Tarcísio de Oliveira Medeiros, do 10º andar/ neonatologia.

1 2 3 4 5 > >>