13/03

Santa Casa já realizou quase 20 mil “testes da orelhinha” pelo SUS

 

Prestes a completar nove anos de realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), ou teste da orelhinha, como é popularmente chamado, a Santa Casa está próxima de contabilizar 20 mil exames feitos em recém-nascidos no hospital pelo Sistema Único de Saúde.

 

Segundo a fonoaudióloga Carolina Jacob, esta é a única avaliação que permite detectar se a criança tem audição normal. “O exame não dói e não tem contraindicação. Um aparelho produz estímulos sonoros e mede o retorno desses estímulos”, explica.

 

Ainda de acordo com Carolina, caso seja apontada alguma deficiência auditiva, o bebê é encaminhado para uma clínica especializada para tratamento, que pode ser feito através de aparelho auditivo ou implante. “O diagnóstico precoce, apesar de não determinar a cura, ajuda a prevenir qualquer distúrbio de fala e linguagem da criança”, completa.

 

Uma lei federal de 2010 determinou que todos os hospitais e maternidades devem realizar o teste gratuitamente em recém-nascidos nas unidades. Mas, antes disso, no dia 19 de março de 2009, a Santa Casa fazia o primeiro teste da orelhinha antes da alta do bebê nascido aqui.

 
 
 

Outras Novidades

<< < 3 4 5 6 7 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo