Papillon 2018 traz novidades e troca de conhecimentos para os colaboradores

Nos dias 20 e 27 de janeiro foi promovida mais uma edição do Programa Papillon, treinamento destinado aos profissionais que atuam no Serviço de Urgências Especializadas (SUE) da Santa Casa. Este ano, o evento foi realizado no Seminário Santo Antônio, com programação que mesclou palestras, dinâmicas e momentos de integração entre a equipe.

A grande novidade deste ano foi a presença de palestrantes e convidados externos, o que, para o gerente do SUE Daniel Cabral, contribuiu para a troca de conhecimentos de forma multidisciplinar. Daniel ainda destaca o envolvimento dos participantes. “Todas as equipes que atuam diretamente no SUE estiveram presentes e se interessaram pelos assuntos abordados, foi uma oportunidade discussão sobre a melhora no atendimento da emergência”.

Os temas das palestras envolveram cuidado pessoal e a importância de ter e seguir protocolos de urgência e emergência. Iniciando as discussões, o sargento da Policia Militar Paulo Henrique dos Santos ensinou para os presentes algumas medidas de autoproteção. Em seguida, o psicólogo Ricardo Silva falou sobre estresse e Síndrome de Burnout.

Depois, o mestre em enfermagem e membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Pronto Socorro (HPS) abordou a questão do fluxo de protocolos de urgência e emergência e destacou a importância em ter uma rede organizada, com protocolos padronizados em todas as emergências da cidade e com treinamentos para os colaboradores, a fim de promover uma assistência de qualidade.

Após o almoço, Daniel Cabral passou para os presentes dicas para um bom atendimento na emergência, destacando o acolhimento do paciente. Em seguida, o Sargento do Corpo de Bombeiros Reginaldo Fazolo falou sobre a segurança da cena no atendimento pré-hospitalar, ressaltando o sistema de comando de operações utilizado pelo corpo de bombeiros, importante para garantir a segurança do paciente desde o resgate até a chegada ao hospital.

Por fim, no primeiro dia, Marcelo Leite, também do NEP do HPS, falou sobre Tuberculose e a importância de se usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) ao cuidar de pacientes com esta doença.Já no segundo dia de Papillon, a coordenadora do Recrutamento e Seleção da Santa Casa, Bruna Ribeiro, promoveu uma dinâmica de grupo: os participantes deveriam passar a caixa de mão em mão até receberem a ordem de parar. A pessoa que ficou com a caixa poderia escolher entre abrí-la ou não; quem abriu, ganhou um bombom. O propósito da dinâmica era mostrar que muitas pessoas têm resistência ao novo ou desconhecido, mas muitas vezes este “novo” pode ser uma boa surpresa.

No final de cada dia, os colaboradores presentes participaram de um sorteio de prêmios.

1 2 3 4 5 > >>