Feira da Saúde incentiva cuidados com a pele no mês de combate à Hanseníase

No próximo sábado, dia 27 de janeiro, das 9 às 14h, o Plasc promove mais uma edição da Feira da Saúde, desta vez sob a temática cuidados com a pele e hanseníase. O evento será no Santa Cruz Shopping, no pátio central, em frente ao chafariz.

A Feira também irá oferecer diversos exames gratuitos, como aferição de pressão arterial e glicose, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e medida de circunferência abdominal. Também serão realizadas orientações à prática de caminhada e exercícios de alongamento.

A Hanseníase

Sempre no último domingo de janeiro (neste ano dia 28) é comemorado o dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Com a campanha Janeiro Roxo - #TodosContraaHanseniase, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) propõe difundir informações e desfazer o preconceito que há em torno da doença, já que, no passado, os enfermos costumavam ser isolados do convívio social.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que afeta pele e nervos periféricos. A pessoa doente é portadora do bacilo de Hansen e, quando não tratada, pode transmitir a bactéria. “A transmissão é através das vias respiratórias, como secreções, tosse e espirro”, explica a dermatologista Patricia Chellini. “É importante reforçar que a partir do momento que o paciente inicia o tratamento ele não transmite mais a doença”, completa ela.

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas e perda de sensibilidade e de pelos na pele são os principais sintomas. Dra. Patricia explica que podem aparecer outros sintomas. “O paciente pode ter dor e fisgadas no local, principalmente nos braços e pernas e inchaço nas mãos e pés”.

O tratamento é feito com antibióticos e dura de 6 a 12 meses, de acordo com a gravidade. A melhor forma de prevenção, segundo a médica, é ficar atento a manchas no corpo e procurar atendimento médico ao suspeitar de algum sintoma.

De acordo com a SBH, o Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase, atrás somente da Índia. A doença é curável e, quanto antes o diagnóstico for feito, mais rápido o paciente se recupera.

1 2 3 4 5 > >>