Exposição “Reflexos de uma vida” encanta visitantes

Por duas semanas, ninguém passava pelo hall do 2º andar da Santa Casa sem desviar o olhar para as laterais, onde estava a exposição “Reflexos de uma vida”, com fotos de integrantes do Programa Saúde Integral Plasc e/ou seus familiares.

A exposição foi organizada pela equipe do Vida Saudável Plasc, com abertura no dia 19 de dezembro, no Salão Nobre. A coordenadora do programa, Adriana Gomes, fala que a ideia de realizar a mostra veio da vontade de criar um evento para interação social dos pacientes. A inspiração veio a partir da imagem de uma paciente, a senhora Irma Batista. “Quando se enxerga a singularidade, percebemos o quão significativo é aquele Ser. Daí surgiu a ideia de fazer uma exposição de fotografias: traduzir a essência de cada um destes indivíduos”, explica.

As imagens mostravam os participantes com algum objeto especial, marcante, que reflete a história de vida deles e, à medida que a exposição era montada, foi-se percebendo os laços que uniam as pessoas: marido e mulher, avó e netos, pais e filhos. A equipe se emocionou: “Ficamos surpresos com a riqueza que temos como instrumento do nosso trabalho: muitos laços afetivos”, conta a coordenadora.

A preparação

As fotos foram feitas pela fotógrafa Aline Bastos com todos os pacientes do Saúde Integral que desejaram participar do ensaio. O cenário foi montado no Salão Nobre. Uma das integrantes do Vida Saudável, a Arindha, cuidou do cabelo das mulheres e profissionais de maquiagem também estavam presentes.

A exposição foi montada na noite anterior à abertura, para, segundo Adriana que os profissionais da Santa Casa fossem os primeiros a ver. “Queríamos que eles chegassem para trabalhar e encontrassem a exposição pronta. Algo novo, diferente e impactante aos seus olhos, trazendo, beleza, leveza, e reflexão.”

Reflexos da exposição

A dedicação da equipe do Vida Saudável Plasc refletiu no sucesso da exposição, com mensagens de carinho e agradecimento por parte dos participantes e de quem visitou. A senhora Irma, a inspiração do projeto, ficou muito feliz em ter feito parte da mostra: “Nunca recebi uma homenagem tão linda! Serei eternamente grata”.

Adriana ainda conta, alegre, que os participantes perceberam o sentido dos ‘reflexos de uma vida’: “Ver-se no presente e conscientizar-se que valeu a pena cada dia vivido para construção de sua história”.

<< < 3 4 5 6 7 > >>