Segurança do Paciente é debate importante em hospitais

Nos dias 1 e 2 de dezembro as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Juiz de Fora, Aline Beviláqua e Michelle Aliani, estiveram no Congresso de Segurança do Paciente, participando da mesa redonda “Experiências na implantação do NSP”.

Na mesa, junto com as enfermeiras da Santa Casa, havia representantes dos hospitais Monte Sinai, Albert Sabin e Maternidade Therezinha de Jesus. Para Aline, foi um momento de compartilhar conhecimento. “Foi importante estar lá porque valoriza o nosso trabalho, é uma oportunidade de apresentar os resultados conquistados, além da troca de experiências e o aprendizado.”

Em julho de 2013, a Anvisa estipulou, através da resolução RDC nº 36, a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente, norma atendida pela Santa Casa em novembro do mesmo ano. O hospital é o único da cidade com setor de Segurança do Paciente com duas enfermeiras exclusivas para o serviço. Este tempo de implementação, segundo elas, facilita a pratica e a cultura de segurança do paciente.

Mesmo com poucos recursos, muito já foi feito para garantir a prática da segurança, por exemplo, o checklist do Plano de Adesão da Segurança do Paciente, case que foi finalista do prêmio Healthcare Innovation, da revista Referências da Saúde. Além disso, a Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa, a partir de 2018, terá uma disciplina específica sobre Segurança do Paciente em todos os módulos do curso técnico de enfermagem.

Inovações

Para o próximo ano, o Núcleo de Segurança já está planejando o 3º Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa, evento que foi sucesso nas edições anteriores.  E as enfermeiras organizam, junto com a Escola Técnica de Enfermagem, um curso sobre Qualificação em Segurança do Paciente voltado para profissionais da saúde de toda cidade, com início das aulas em março.

1 2 3 4 5 > >>