Segurança do paciente é debatida em simpósio

Na quarta-feira, 1º, aconteceu o Segundo Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pela Santa Casa. Os temas como sepse, embolia pulmonar e cuidados paliativos foram expostos por médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.

A segunda edição superou as expectativas da organização. “É gratificante ver a adesão do público, esta edição nos surpreendeu, foi melhor que a primeira e isso nos motiva a fazer mais um simpósio ano que vem”, comentam as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Beviláqua e Michelle Aliani.

As palestras

Abrindo as palestras do evento, o coordenador do Time de Acessos Vasculares e Terapia Infusional da Santa Casa de Porto Alegre, doutor Ricardo Zimerman falou sobre prevenção de sepse associada a cateter e destacou a importância em discutir este assunto: “Temos que chamar atenção porque esta é a infecção previsível que mais prolonga internação. É importante que os hospitais tenham pessoas especializadas em acesso vascular para prevenir a sepse”.

O cardiologista da Santa Casa de Juiz de Fora, dr. Sérgio Pontes falou sobre trombose e embolia pulmonar e destaca que discutir sobre este tema é importante para a qualidade hospitalar. “Isso aumenta a credibilidade da instituição e traz benefícios para os pacientes”.

Um tema pouco discutido, mas de muita relevância, foi levado pelo dr. Vinícius Sardão, médico do grupo de transplante renal da SCMJF: “Cuidados paliativos no ambiente hospitalar”. Segundo ele, “precisamos falar sobre o final da vida, pois isso é qualidade de vida para o paciente terminal e para a família”.

Encerrando as aulas, a Diretora Geral do HPS, Simone Mathiasi falou sobre a cultura de segurança do paciente e a implementação do Núcleo no hospital. “Todas as áreas devem estar integradas para uma assistência segura, pois cada um tem um papel importante na segurança do paciente e da família.”