Filantrópicos tornam-se exemplo em administração

Nas instituições de saúde, segurança para o paciente e qualidade na assistência são palavras de ordem. E para alcançar a excelência nesses quesitos os hospitais têm investido na implantação de processos de qualidade e buscado as certificações que atestem a eficiência de sua administração e a melhoria contínua dos serviços prestados.

No Brasil, a acreditação é o principal sistema de avaliação das instituições de saúde. Receber essa certificação traz para os hospitais um ganho de confiança da comunidade, que passam a demonstrar sua preocupação e respeito com o cliente. Além disso, em muitos Estados ela favorece a utilização de uma tabela de preço diferenciada em relação às outras operadoras e a sistematização consolidada de processos de segurança do paciente.

A certificação é dividida em três níveis: gerenciamento de risco, gestão integrada e excelência em gestão. Os níveis de certificação têm validade por tempo determinado e devem ser renovados periodicamente. De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), Fábio de Araújo Motta, para se alcançar o nível 3 é preciso acima de tudo ter um histórico consolidado de Gestão da Qualidade. “É importante ressaltar que uma organização nível 3 não significa uma organização sem problemas, muito pelo contrário, uma organização nível 3 provavelmente terá uma capacidade maior de identificar seus problemas em relação a organizações nível 1 ou organizações não acreditadas”, explica.

Um dos hospitais filantrópicos paranaenses, recém acreditado em nível 3, é o Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Após a avaliação do IPASS, o HNSG recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação de Hospital Acreditado com Excelência, em março. “Esse nível tem foco na excelência da gestão. Estabelecemos indicadores, definimos estratégias e investimos em inovação”, explica a gerente de Planejamento e Qualidade, Marcella Barros e Silva.

De acordo com Marcella, todas as ações implantadas pelas instituições para chegar à certificação são um grande aprendizado. “O processo de qualidade provoca mudanças significativas. Ele evidencia os pontos onde há necessidade de melhoria e fortalece os métodos de trabalho, contribui com a redução de custos e desperdícios, aprimora a gestão e melhora da qualidade dos serviços, conquistando a confiabilidade e a satisfação dos clientes”, ressalta Marcella.

O hospital é o primeiro filantrópico do Paraná e o segundo do sul do país a receber a acreditação nível 3. O Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, foi o primeiro hospital filantrópico a receber a certificação no sul, em 2006, com recertificação em 2010. Segundo Claudio Seferin, diretor superintendente do Mãe de Deus, a tendência é de que todas as instituições de saúde sejam certificadas de alguma maneira nos próximos anos. “Existe todo um apelo dos clientes e médicos para a segurança e qualidade dos processos médicos assistenciais. As instituições de saúde precisam, através de certificações nacionais e depois internacionais, oferecer às populações assistidas serviços de qualidade e seguros. Fora disso as instituições hospitalares não sobreviverão”, afirma.

A certificação não é apenas um atestado de que as instituições cumprem com excelência os processos de gestão, gerenciamento de riscos e atendimento. “Ela significa que a organização assumiu a maioridade na sua gestão, ou seja, a instituição assume definitivamente as rédeas da condução do seu processo de gestão da qualidade. Chegar ao nível 3 de acreditação representa, acima de tudo, que a organização está comprometida com a segurança do paciente na sua essência”, enfatiza o presidente do IPASS. “E o maior desafio na aquisição de qualquer nível da acreditação é a sua manutenção. Toda organização que se propõe a seguir nesse processo, tem que desenvolver planejamento estratégico, disciplina e perseverança”, completa.

Fonte: Voz Saúde – Maio/Junho – 2011 - FEMIPA
www.ona.org.br