Quando a vida tem uma nova chance

Em uma ação na Santa Casa que mobilizou durante três dias o CTI Geral, o Centro Cirúrgico, a Hemodinâmica, o Laboratório de Análises Clínicas, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, o setor de Transplante do hospital e o MG Transplantes – Regional Zona da Mata; depois de 30 anos, a Santa Casa fez novamente a captação de um coração, para ser transplantado na capital do estado. Uma equipe multiprofissional formada por mais de 25 pessoas dedicou-se ao procedimento entre os dias 21 (feriado) e 23 abril (fim de semana). Além do coração, foi possível captar ainda fígado, rins e córneas. Ao todo, seis vidas nasceram de novo graças ao altruísmo e desapego de uma família simples de Rio Pomba, que disse sim para a doação de órgãos de seu ente querido.

“Um procedimento deste porte só foi possível graças ao envolvimento, comprometimento, integração, dedicação e diálogo entre os profissionais e os setores envolvidos”, explica a enfermeira da CIHDOTT, Eliene Ribas. “Quero destacar aqui o quanto cada um foi imprescindível para o fechamento do protocolo, a doutora Lauriene Hayrlee Clemente também me ajudou muito”, relata emocionada a enfermeira. “Senti que todo meu esforço valeu a pena quando pude presenciar uma mãe, que passou o dia todo sem apetite por conta da situação e se expressava com muita dificuldade. Contudo, na presença do corpo da filha, ela disse as mais lindas palavras que já ouvi, e agradeceu a Deus pela oportunidade de ajudar outras pessoas”, diz Eliene com os olhos rasos d’água.

A Santa Casa de Juiz de Fora é referência em neurologia, possui uma hemodinâmica de última geração, um centro cirúrgico completo e um laboratório com equipamentos capazes de fazer uma sorologia em 30 minutos. Tem certificação de hospital Acreditado ONA pleno, o que significa que aqui atendemos aos critérios de segurança, gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Porém, acima de tudo, contamos com profissionais humanos, engajados na causa de salvar vidas como se fossem membros de suas próprias famílias.

Você também pode salvar vidas, converse sobre doação de órgãos com seus familiares.

1 2 3 4 5 > >>