Escola Técnica realiza 28ª Semana da Enfermagem

Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, entre os dias dois e cinco deste mês, no Salão Nobre da Santa Casa, acontece a 28ª Semana da Escola Técnica de Enfermagem. Este ano a programação conta com palestras que abordam temas como: “Legislação, Ética e o exercício profissional da Enfermagem”, “Transfusão de sangue nos testemunhas de Jeová”, “Aspectos éticos e legais relacionadas à Hemotransfusão”, “Time de resposta rápida da SCMJF- Conduta e Ação da Enfermagem”, “Segurança do Paciente: Cenário atual e implantação da cultura de segurança”.

Durante toda a semana, das 8 às 15h, na Escola de Enfermagem, os alunos realizarão aferição de Pressão Arterial (PA) e trabalhos educativos na área da saúde sobre: glicemia capilar, materno infantil e nutrição e dietética e é aberto para a comunidade.

12 DE MAIO

A data é em homenagem ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento aos feridos de guerra e considerada a “mãe” da enfermagem moderna, a Florence Nightingale. Ela, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. E foi na guerra da Crimeia que o seu trabalho se tornou mais conhecido. Em 1860, ela fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra.

Confira a programação completa:

TERÇA- FEIRA (02/05/2017)
19h- Abertura
19h30- Palestra sobre o tema: “Legislação, Ética e o Exercício Profissional da Enfermagem.”
Palestrante: Renata Duar Martins - Enfermeira Fiscal do Coren MG da Subseção de Juiz de Fora
O credenciamento dos participantes começa às 18 horas e a abertura às 19 horas.

QUARTA- FEIRA (03/05/2017)
19h- Palestra sobre o tema: “Transfusão de Sangue nos Testemunha de Jeová”
Palestrantes: Sérgio Mauro Ferreira da Costa Júnior – Analista de Sistemas
Carlos Henrique de Oliveira – Analista de Sistemas
20h- Palestra sobre o tema: “Aspectos Éticos e Legais Relacionados à Hemotransfusão.”
Palestrante: Luciene Corrêa de Miranda Moreira - Professora da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Psicóloga

QUINTA- FEIRA (04/05/2017)
19h- Palestra sobre o tema: “Time de Resposta Rápida da SCMJF - Conduta e Ação da Enfermagem”
Palestrante: Daniel Ângelo de Mattos - Professor e Enfermeiro da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora