18/01

Primeiro ano de vida

 

A primeira reunião do Natureza Perfeita do ano aconteceu na última sexta-feira, 13, com a participação de 18 gestantes, que receberam muita informação e a visita de mamães que participaram do programa em 2016 e conseguiram realizar o parto normal.

 

Durante a reunião as gestantes assistiram ao filme “A vida secreta dos bebês” e depois esclareceram dúvidas com as obstetras Juliana Rossignoli, Vanessa Belgo e Elizia Guilherme. Elas puderam ouvir também o depoimento da Júlia Stehling e Jociene Silva, mães que participaram do programa e conseguiram realizar o parto normal.

 

 

 

Júlia participou do programa de abril a setembro, quando deu luz à pequena Helena. “ Meu obstetra me indicou começar a participar do projeto, então comecei a vir. No começo eu tinha muita insegurança e medo, mas depois de receber assistência, me senti amparada e segura para seguir em frente com a ideia de tentar parto normal.” A mãe de Helena relembra momentos antes do parto. “Foi muito tranquilo, senti pouca dor e me recuperei muito rápido. A Helena é a alegria da minha vida.”, conta emocionada.

 

Dra Juliana Rossignoli, obstetra do parto da Júlia, conta como foi tranquilo. “O parto foi maravilhoso, o marido estava ao lado dela o tempo todo, e isso é muito importante. A Júlia não quis anestesia e quando começou a sentir dor o bebê já estava nascendo ( risos).

 

Ela estava bem tranquila e segura do que ela queria, aí evoluiu naturalmente”, ressalta a obstetra. Acompanhada de seu parceiro, Adriano Sodré, e pela primeira vez participando da reunião, a gestante Fabiana Faria, grávida de quatro meses da Geovana, conta que estava insegura em começar o projeto. “Eu sempre quis cesariana, aí quando engravidei pesquisei e vi que o parto normal é muito melhor. Fiquei na dúvida de vir, mas quando cheguei me senti acolhida, tirei muitas dúvidas e fiquei mais tranquila de saber que outras gestantes têm as mesmas dúvidas e inseguranças que eu”, desabafa. O futuro papai, Adriano, relata que pôde esclarecer dúvidas e pretende continuar frequentando as reuniões. “Eu fico cada vez mais ansioso, não vejo a hora de vê-la”, conta Sodré, em meio a sorrisos.

 

A psicóloga Carolina Infante ressalta a importância das reuniões, “Elas chegam aqui com muito receio e medo e nós ajudamos a trabalhar isto, a dar vasão à insegurança.”

 

O Natureza Perfeita é um dos programas que integram o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute Healthcare Improvement (IHI). Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. No ano de 2016, 72 gestantes aderiram ao programa, que apresentou resultados positivos e 60% das gestantes tiveram condição de realizar o parto normal.

 

 
 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo