Diagnóstico e prevenção da violência na infância e adolescência é tema de seminário

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Sociedade Mineira de Pediatria – Regional Zona da Mata, promove o II Seminário de Diagnóstico e Prevenção da Violência na Infância e Adolescência. O evento acontece  no Salão Nobre da Santa Casa e tem como público alvo estudantes e profissionais das áreas de atendimento à criança e adolescente, como saúde, educação, segurança, psicologia e  serviço social.

A presidente da Seccional da Zona da Mata da Sociedade Mineira de Pediatria, Dra. Mirna Granato  Salomão Nagib, explica que o diagnóstico precoce de sinais de violência em casa ou por educadores é importantíssimo para evitar que a situação chegue a níveis extremos. “O que se observa, em geral, é que, quando as crianças que sofreram violência chegam ao atendimento médico, a situação já está agravada”, conta ela.

Dra. Mirna Granato Salomão Nagib, presidente da Seccional da Zona da Mata da Sociedade Mineira de Pediatria

No primeiro dia do Seminário, das 8 às 17h, serão abordados temas de relevância no cenário pediátrico com as diferentes patologias associadas à violência e o papel das mídias neste processo. Já no segundo, haverá oficina dedicada exclusivamente ao Grupo Interinstitucional de Proteção da Criança e do Adolescente. A programação completa pode ser conferida no site da Santa Casa (www.santacasajf.org.br).

Números no Brasil

Segundo levantamento do Censo 2010, as crianças e adolescentes representam 33% da população brasileira. Dados extraídos do Mapa da Violência 2012 - Crianças e Adolescentes no Brasil mostram que, de 1980 a 2010 a taxa de mortalidade por causas externas (homicídios, acidentes de transporte e outros acidentes) para esta parcela da população cresceu 14,3%. Atualmente, o Brasil é o 4º país, num ranking de 99, com homicídios na faixa etária entre menos de um  a 19 anos de idade.

Primeira edição do Seminário aconteceu em 2013

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011, foram registrados 39.281 atendimentos a crianças e adolescentes com características de violência. Deste total, prevaleceu a violência física, com 40,5% dos casos, seguida pela violência sexual com 20% dos atendimentos e 17% por violência psicológica ou moral. A negligência ou abandono representa 16% dos casos.

07/11, sexta-feira:

7h30 - Credenciamento

8h20 - Tema I:

As Patologias da Violência – Casos Clínicos.

Dra. Luci Yara Pfeiffer – Médica Pediatra e Psicanalista de Crianças e Adolescente

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente

Coordenadora da Associação DEDICA e do Programa HC DEDICA da UFPR (Defesa dos

Direitos da Criança e do Adolescente)

9h - Tema II:

Riscos à saúde da criança e do adolescente no mundo digital

Marco Antônio Chaves Gama – Pediatra e Hebiatra.

9h40 às 10h – Perguntas e Respostas

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 – Tema III:

Causas e Consequências da Violência

A. 10h15 às 10h45 - Nas relações familiares

Cacilda Sá –Psicóloga. Doutoranda em Saúde Brasileira - UFJF

B. 10h45 às 11h15 - Nas Psicopatologias na Infância

Dra. Márcia Fávero –Psiquiatra da Criança e do Adolescente.

C. 11h15 às 11h45 - Medicalização

Dra. Luci Yara Pfeiffer 11h45 às 12h15 - Perguntas e respostas.

14h30 às 15h20 - Tema IV:

O acolhimento da Criança e do Adolescente vitimizados no município de Juiz de Fora

Experiências:

Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente- PMJF

Hospital Universitário – UFJF

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Secretaria do Desenvolvimento Social - PMJF

Vara da Infância e da Juventude.

15h30 às 16h20 - Tema V:

Como tratar as vítimas da violência

Dra. Luci Yara Pfeiffer

16h20 às 16h40 - Perguntas e respostas

08/11, sábado:

Oficina de preparação do Serviço de Proteção da Criança e do Adolescente de Juiz de

Fora.

Atividade exclusiva para o Grupo Interinstitucional de Proteção da Criança e do

Adolescente.

Grupo Interinstitucional de Proteção da Criança e do Adolescente.

- Sociedade Mineira de Pediatria

- Secretaria Municipal de Saúde – PMJF

- Universidade Federal de Juiz de Fora

- Hospital Universitário - UFJF

- Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

- UNIPAC – Juiz de Fora

Inscrições

As inscrições para o II Seminário de Diagnóstico e Prevenção da Violência na Infância e Adolescência devem ser feitas através do site da Sociedade Mineira de Pediatria (www.smp.org.br), sob o investimento de um livro infantil e um brinquedo (a serem entregues na entrada do evento), que serão destinados a ações sociais. As vagas são limitadas.

Os participantes devem levar um brinquedo e um livro infantil no dia do evento, que será doados para ações sociais