Exposição de arte retrata a história da Santa Casa de Juiz de Fora

A Santa Casa de Misericórdia completou, no último dia seis, 160 anos de serviços prestados para Juiz de Fora e região. E, para fechar a programação oficial das comemorações deste aniversário – que se estenderam por todo o mês de agosto – o programa Vida Saudável Plasc promove, no próximo dia 28, a exposição “A Arte de Contar uma História de Vida”, a partir das 14h, no Salão Nobre do hospital. Na ocasião, serão apresentadas obras de arte em telas, produzidas pelos pacientes assistidos pelo programa Vida Saudável Plasc, pelos colaboradores da Santa Casa e por artistas de expressão da cidade, que também participaram deste momento.

Tela de Adelia Sena, retratando a evolução do cuidado assistencial com técnica mista de colagem e pintura.

“Nós estamos reunindo e entrelaçando todos estes contextos, todas estas performances numa mesma tarde com o objetivo de comemorar a história, a vida e a cultura”, conta a psicóloga e coordenadora do programa Vida Saudável Plasc, Adriana Gomes. “Porque a Santa Casa tem este papel: ela é um marco na vida de todos os juiz-foranos, um marco na história desta cidade. Então nós precisamos celebrar isso, de uma maneira festiva e afetuosa”.

"Natural Arte", de Lucy Tristão (assistida do Vida Saudável Plasc). Técnica: recortes e colagens.

Dentre os expositores, estão os nomes Ricardo Barcellos, Gerson Guedes, Mário Tarcitano, João “Ileso”, Regina Kopke, Adélia Sena, Valéria Faria, Maria Tasca, Artur Laizo, Natalie Evaristo, Heloiza Curzio e Mendes Mauro. Cada um deles irá retratar – sob sua ótica e técnica individuais – momentos marcantes na história da instituição. O evento também irá contar com a apresentação de esquetes da peça “Ciranda de Luta”, do Grupo Divulgação, com atores da terceira idade; e com o canto do grupo “Recordando em Serenata”, formado por integrantes da Associação de Aposentados e Pensionistas de Juiz de Fora.

A tela "Proteção e Amparo" foi produzida pela Bia Britto, colaboradora da Santa Casa. As técnicas utilizadas foram óleo sobre tela e textura.

Inserção social do idoso é uma das diretrizes do programa Vida SaudávelPlasc

A inserção social do idoso por meio da arte vem sendo trabalhada pelo programa Vida Saudável Plasc ao longo de suas ações: “A proposta é que os nossos pacientes se mantenham interativos, inseridos no contexto social através de suas habilidades manuais e intelectuais”, explica Adriana. Oferecer qualidade de vida, estimulando a criação e manutenção de hábitos benéficos à saúde é uma das metas do programa.

Em abril deste ano, o Vida Saudável Plasc promoveu – em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – o seminário “Um novo olhar à pessoa idosa”, que contou com a exposição de trabalhos manuais dos pacientes assistidos. Segundo a psicóloga, deste então, eles não pararam mais. “A ideia é quebrar os paradigmas de que o idoso não pode mais fazer nada: no nosso evento, o idoso expõe arte, canta, atua, se envolve. Vamos mostrar que ele pode ser inserido e respeitado socialmente através da cultura”.

No seminário "Um novo olhar à pessoa idosa", realizado em abril deste ano, os pacientes assistidos pelo Vida Saudável também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos

Evento é gratuito e aberto à comunidade

A exposição “A Arte de Contar uma História de Vida” é gratuita e aberta à comunidade. Os interessados devem realizar a reserva de vaga através do telefone 3257-7500. A programação reserva, ainda, uma surpresa: aqueles que marcarem presença no evento irão participar de uma atividade que deixará seus nomes registrados na história da instituição.