Reabertura da Hemodinâmica da Santa Casa reúne autoridades do município e do estado

A solenidade de reabertura do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (SCMJF) - realizada na última segunda-feira (14), no Salão Nobre do hospital - reuniu autoridades de alcance municipal e estadual; além de representantes da Igreja Católica; membros da irmandade Senhor dos Passos e do Conselho de Administração; administradores dos demais hospitais e instituições filantrópicas da região; profissionais da área da saúde; e fotógrafos, repórteres e cinegrafistas dos diversos veículos de comunicação da cidade. Compondo a mesa de autoridades, o Presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures; o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira; e o Provedor da Irmandade Senhor dos Passos – mantenedora da Santa Casa -, Monsenhor Miguel Falabella de Castro.

Bruno Siqueira, Dr. Renato Loures, Antonio Jorge e o Monsenhor Miguel Falabella. | Foto: Thiago Pinto Soares

Em sua fala, Dr. Renato explicou por que se fez tão importante a reestruturação do setor, que estava com infraestrutura ultrapassada e não supria com eficiência as crescentes demandas da população. A Nova Hemodinâmica, fruto de um investimento que chega à casa dos cinco milhões de reais – advindos de verbas próprias (R$3.342.947,53) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (R$1.524.586,02) -, agora conta com dois equipamentos de última geração, duas salas de procedimentos e sete leitos, dobrando a capacidade de atendimento aos pacientes do SUS e outros convênios. “Queremos ser referência em saúde. Agora já estamos bem perto do que planejamos. E a prova disso é que esses equipamentos que compõem o novo serviço atenderão principalmente ao SUS”, afirmou o Presidente, satisfeito.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes na solenidade | Foto: Thiago Pinto Soares

O Prefeito, Bruno Siqueira, parabenizou o hospital pela reforma. “São novos e modernos equipamentos, além da larga experiência dos profissionais da Santa Casa na missão de salvar vidas. Assim, teremos a garantia de um serviço de saúde de maior qualidade aos usuários. Para o SAMU Macro Regional e saúde do município e região em geral foi um grande ganho”. “O serviço que se iniciou salvará muitas vidas. Eu, que já passei por aqui, sei que existem muitos mestres, um corpo clínico de grande excelência, profissionais que têm na alma o compromisso biológico com a saúde”, contou o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques.

Após o descerramento da placa oficial de inauguração, o laço que simbolicamente lacrava a Hemodinâmica foi desfeito. | Foto: Thiago Pinto Soares

Após a solenidade, os presentes foram convidados a se deslocar para o prédio da Hemodinâmica, para conferir as novas instalações e equipamentos. Houve o descerramento da placa oficial da inauguração, seguido pelo rompimento simbólico do laço que cercava o local. O Monsenhor Miguel Falabella benzeu o setor. Em uma das paredes do setor, um mural de fotos mostrava aos observadores registros de todas as etapas da reforma. O evento se encerrou com coquetel no estacionamento da Presidência do hospital.

Dr. Renato ao lado da  sócia fundadora do espaço IMAginal, a arquiteta Moema Loures; do Secretário de Saúde Antônio Jorge e do Prefeito Bruno. | Foto: Thiago Pinto Soares