Nova Hemodinâmica da Santa Casa JF figura entre as mais completas e modernas do país

Fruto de um investimento que chega à casa dos cinco milhões de reais, advindos de verbas próprias (R$3.342.947,53) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (R$1.524.586,02), a Nova Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - cuja cerimônia de inauguração está agendada para a próxima segunda-feira (14) - está proporcionando aos pacientes do SUS e outros convênios uma das infraestruturas mais completas e sofisticadas do país.

Além da total reconfiguração do espaço - com construção de um novo prédio, instalação de ar condicionado central, rede elétrica e hidráulica, conforme as mais atuais normas da Vigilância Sanitária - o setor agora conta com dois novos equipamentos de última geração, Siemens ArtisZeeFloor, que apresentam, com rapidez e precisão, em 2D e 3D, imagens totalmente digitalizadas e de alta resolução, fundamentais tanto em procedimentos cardíacos quanto em vasculares. “Atualmente, o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de cateterismo do coração humano constituem-se no avanço mais importante de toda a ciência médica dedicada ao estudo do aparelho cardiovascular”, disse o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures. “Esses novos equipamentos produzem a mais alta qualidade em imagem e riqueza em detalhes, que permitirão tratamentos mais adequados com segurança, rapidez nos procedimentos e conforto para o paciente. A visão tridimensional que proporciona faz com que o médico veja, por exemplo, um aneurisma por todos os seus lados”.

Na foto, o primeiro procedimento realizado na Hemodinâmica após o reinício de suas atividades.

Hoje, os grandes serviços de cardiologia devem dispor de sofisticada aparelhagem radiológica e equipe capacitada para operá-la, a fim de tratar adequadamente as diversas afecções cardiovasculares com base em dados objetivos. Há alguns anos, o cateterismo cardiovascular ampliou sua condição de método diagnóstico e se tornou um procedimento de grande alcance terapêutico. Tem se observado um aumento progressivo da demanda, com popularização cada vez maior destes procedimentos. A Nova Hemodinâmica dobrou a capacidade de atendimento em relação à antiga, com duas salas e sete leitos. A agilidade garantida por estas melhorias é fundamental na redução do tempo porta-balão – contado da chegada do paciente até o início do procedimento médico -, decisivo nos casos, por exemplo, de infarto agudo do miocárdio. Benefícios diretos para a população de Juiz de Fora e região.

Superando dificuldades e cientes de suas responsabilidades em oferecer aos pacientes os mesmos avanços tecnológicos dos maiores centros médicos do país, a diretoria concretizou a aquisição dos aparelhos. Com coragem, dinamismo e determinação de seus dirigentes, de trabalharem com a medicina de alta tecnologia, colocando-a ao alcance de toda a cidade e região, independente de sua condição econômico-financeira, missão da Instituição.

Nova Hemodinâmica dobrou a capacidade de atendimento em relação à antiga.

Atendimento majoritário aos pacientes do SUS

Desde o reinício de suas atividades, no dia 16, até o dia 30 de setembro, a Hemodinâmica da Santa Casa realizou 62 procedimentos, sendo 76% deles destinados ao Sistema Único de Saúde.

Pioneirismo e tradição no serviço de Hemodinâmica

A Santa Casa foi pioneira na criação de um serviço de Hemodinâmica no interior de Minas Gerais, em outubro de 1978. Em julho de 1991, a Instituição, adquiriu outro aparelho de hemodinâmica, que substituiu o modelo inicial. A antiga Hemodinâmica tinha, portanto, estrutura já com 22 anos de uso, que não atendia mais à crescente demanda e com manutenção técnica extremamente onerosa ao hospital.

Cerimônia de inauguração será na segunda-feira (14)

A solenidade de inauguração da Nova Hemodinâmica será realizada nesta segunda-feira, dia 14, às 16h, no Salão Nobre da Santa Casa. Entre as presenças confirmadas estão o Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge.