Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Na próxima sexta-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, para marcar a data o Pe. José Leles da Silva celebra, no mesmo dia,  na Capela Senhor dos Passos, às 18 horas, a “Missa da Gratidão”, em memória reconhecida aos doadores de órgãos. Participam da celebração as equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) Santa Casa, MG Transplantes CNCDO Zona da Mata, Banco de Olhos de Juiz de Fora, também familiares de doadores.

JF é referência estadual e nacional em Transplantes Renais para pacientes do SUS

De acordo com o último Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), Veículo Oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, divulgado em maio de 2013, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realizou, entre janeiro e março deste ano, 20 transplantes renais, sendo dez deles com doador vivo e dez com doador falecido. Sendo assim, a Instituição ocupa a segunda colocação em números absolutos de transplantes renais no estado de Minas Gerais, que é a terceira unidade da federação que mais realizou transplantes no Brasil, em números absolutos de procedimentos. Isso faz com que o Hospital figure entre as maiores transplantadoras do país.

Segundo a ABTO, a análise das atividades de transplantes realizados durante o primeiro trimestre deste ano no Brasil, em relação a 2012, apresentou leve redução e a Santa Casa de Juiz de Fora, no mesmo período, demonstrou crescimento de  100% em relação ao ano anterior.  “Isso se deve ao engajamento e comprometimento da equipe, e também dos investimentos no serviço, feitos pela diretoria da Santa Casa JF”, explica o nefrologista e coordenador do Ambulatório de Transplantes Renais do Hospital, Dr. Gustavo Fernandes Ferreira.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2013, o Hospital já alcançou a marca de 46 transplantes renais.

Dados de produção:  MG Transplantes e Banco de Olhos de Juiz de Fora

No período compreendido entre janeiro e agosto de 2013, o número de transplantes de córneas chegou a  65. A lista de espera por um órgão ou tecido de pacientes da Zona da Mata inscritos no Sistema Nacional de Transplante (SNT), com última atualização em setembro do ano corrente, aponta 177 pessoas a espera de um rim e  14 pessoas na fila pelo transplante de córnea.