02/09

Santa Casa realiza campanha educativa sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

 

Apoiando o Dia Nacional do Combate ao Fumo, do dia 27 a 29 de agosto, o setor de Assistência Social da Santa Casa recolheu depoimentos de colaboradores que conseguiram superar o Tabagismo através do Programa de Prevenção e Tratamento ao Tabagismo. A iniciativa teve o objetivo de alertar e incentivar os tabagistas a deixarem o vício.

Confira os depoimentos abaixo.

 

 

Sem o tabaco há 8 anos

 

O técnico de enfermagem do ETO (Esterilização Óxido Etileno), Newton Pereira, é colaborador da Santa Casa há 21 anos e, acompanhando o trabalho do Grupo de Prevenção e Tratamento do Tabagismo da Instituição, não fuma há oito anos.

 

“Cheguei a completar 32 anos de fumante. Desde os 14 anos, quando comecei, consumia um maço por dia”, afirma.

 

Newton explica que conseguiu esta conquista com o auxílio do grupo da Santa Casa. “Fui convidado pelo Dr. Domith e segui as orientações dele, da psicóloga, Lídia Simões Cardoso de Mello e da assistente social, Silvana Loures. Reduzi a quantidade de cigarros por dia, e parei de fumar no Réveillon de 2005 para 2006.” E acrescenta que “se não fosse o grupo, eu não teria parado de fumar”.

 

Hoje, Newton agradece. “Quero agradecer ao Dr. Domith, a psicóloga, Lídia e a assistente social, Silvana, pois sem participar do grupo de tabagismo eu jamais teria parado de fumar, e gostaria de dizer a todos os fumantes que sem fumar, tudo é melhor.”

 

 

Se presenteando no Natal

 

Técnico de enfermagem e colaborador do ETO (Esterilização Óxido Etileno) há 34 anos, Ageison Messias de Azevedo, também acompanhou as orientações do Grupo de Prevenção e Tratamento do Tabagismo da Santa Casa.

 

Ageison começou a fumar aos 16 anos, e por 36 anos consumiu trinta cigarros por dia. "Já havia tentado parar duas vezes, mas não consegui. Na terceira vez, coloquei na cabeça que iria parar de fumar, vi o folder do programa de tabagismo e, quando li os depoimentos, resolvi parar de fumar nas datas comemorativas. O folder me deu um ‘estalinho’ e percebi que a data certa seria o Natal do ano passado”.

 

Em sua vida, Ageison afirma que “tudo mudou. Meu relacionamento com a família, meu hálito, sumiu o cheiro de cigarro no corpo, tenho mais disposição, já consigo jogar bola e fazer natação. Para aquelas pessoas que fumam e não sabem o que estão perdendo, passem um tempo sem fumar pra ver como é bom”.

 

 

Determinação é o principal fator

 

Os colaboradores da Santa Casa, Firmino Eduardo Lana Possas e Geralda Maria de Jesus Santos, utilizaram a determinação para vencer as barreiras do tabagismo.

 

Colaborador do Cemitério Parque da Saudade há 12 anos, Firmino não fuma há oito anos. “Comecei aos 18 anos, e cheguei a consumir dois maços por dia. Quando entrei no grupo de tabagismo da Santa Casa sob as orientações do Dr. Domith, da psicóloga, Lídia e da assistente social, Silvana, consegui superar o vício.”, afirma Firmino.

 

Para Firmino, “foi muito bom, por que na época minha mulher também fumava e parou. Nós nos ajudamos e a partir daí, tudo melhorou. Melhorou a condição de vida e não existe mais o cheiro de cigarro”. E acrescenta “a gente quando quer, consegue parar com esse vício”.

 

A técnica de enfermagem, Geralda, diz que fumou por 27 anos. “Comecei na época da escola. Participei do grupo depois que conheci o Dr. Domith e consegui parar. Tem que ter muita determinação. Me convenci que ia  parar, escolhi uma data e cumpri, mas o grupo foi decisivo.”, Geralda explica como foi o processo, e já fazem 10 anos que não fuma.

 

Geralda gostaria de deixar uma mensagem. “Por mais que achem difícil, por mais que achem que não vão conseguir, tem que tentar. Não adianta as pessoas ficarem falando que temos que parar de fumar se a gente, dentro da gente, não tomar a decisão. Com fé e determinação, a gente consegue”.

 

 

Além dos depoimentos, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29 de agosto, a assistente social, Silvana Loures, juntamente com a estagiária do setor de Assistência Social, Natália Andrade de Almeida, distribuíram panfletos nos setores da Santa Casa.

 

A assistente social, Silvana Loures.

 

 

A estagiária do setor de Assistência Social, Natália A. de Almeida

 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo