Programa Vida Saudável Plasc realiza evento com familiares de pacientes

O Projeto de Gerenciamento de Idosos Crônicos do Vida Saudável Plasc realizou, no dia sete de agosto de 2013, reunião com familiares dos beneficiários acompanhados pelo Programa. O evento denominado “Um diálogo com a família cuidadora” teve por objetivo aproximar familiares assistidos para uma troca e partilha das experiências vivenciadas pelo processo de adoecimento e pelas mudanças acarretadas por esta nova fase com a qual elas precisam lidar.

A psicóloga Adriana Monteiro e Danielle Dias, assistente social, que organizaram e realizaram o encontro, estão satisfeitas com a participação de todos. “Os familiares que já estão sendo assistidos em domicílio compareceram em muito bom número, participaram com depoimentos marcantes e reveladores, denotando que compreenderam e corresponderam ao propósito de realização da reunião. Nosso objetivo é proporcionar uma escuta diferenciada, acolhimento, aconchego e liberdade de participação”.

Elas acrescentam que “este encontro buscou também possibilitar a percepção de que a família não está sozinha no enfrentamento de situações adversas e inesperadas, existem outras que vivenciam situações semelhantes e que conseguem equilíbrio para a organização dos cuidados necessários ao familiar. Também que é possível continuar a administrar outros papéis como, cuidar de outros familiares (maridos, filhos), conseguir trabalhar, e poder sentir prazer em sair e se divertir”.

Segundo Adriana Monteiro, “a visão holística sobre as necessidades singulares de cada indivíduo, o comprometimento da equipe com estas especificidades e o envolvimento dos familiares possibilitam que os resultados do Programa sejam tão favoráveis e, conquistados tantos êxitos, promovendo assim, melhores condições de vida aos clientes Plasc.

O Projeto de Gerenciamento de Idosos Crônicos do Vida Saudável Plasc que iniciou suas atividades em abril deste ano, já conta com 24 pacientes acompanhados em domicílio, dos quais, nove já permanecem há mais de 100 dias sem reinternação.