Teste para diagnóstico de hepatite C é oferecido até sexta-feira

Até sexta-feira 2.400 testes gratuitos para a detecção de hepatite C, doença causada por vírus que atinge o fígado, serão feitos na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. A iniciativa faz parte da campanha "Procura C" e é parte da comemoração de 159 anos da instituição. Os interessados podem se dirigir ao posto montado na lateral da Capela Senhor dos Passos, das 8h às 17h. O teste é feito com uma gota de sangue retirada do dedo e tem resultado entre 10 e 15 minutos. Os pacientes que forem diagnosticados com doença serão encaminhados para o tratamento especializado disponível na própria Santa Casa ou no Hospital Universitário.

De acordo com coordenador do Centro de Hepatologia da Santa Casa de Misericórdia, o hepatologista Pedro Duarte Gaburri, a campanha foca a hepatite C por ser uma doença silenciosa, que raramente apresenta sintomas. "Quando os pacientes descobrem, já estão com cirrose ou câncer de fígado", explica, dizendo que essas são as evoluções da doença. Pedro lembra que a hepatite C tem cura, se descoberta de forma precoce. Já as evoluções podem ser tratadas com cirurgia, no caso do câncer, ou transplante de fígado. Não existe vacina contra hepatite C.

O médico explica que a moléstia é transmitida por meio do sangue, ou seja, pelas transfusões antes de 1994 (quando não havia exames anteriores à doação de sangue). Outra forma de contágio é por materiais perfuro cortantes, como os usados para fazer tatuagens, piercings, além de instrumental médico e odontológico sem esterilização. Pedro lembra ser este o caso também dos objetos de manicure. "Por isso, é muito importante que cada mulher tenha seu estojo próprio ao fazer unha". Ele ressalta que o vírus da Hepatite C é dez vezes mais contagiante que o HIV, o vírus da Aids, bastando uma pequena gota de sangue para ocorrer a infecção.

Participação

A cuidadora de idosos Heloísa Cristina Duarte era uma das que estavam na fila para realizar o teste. Ela saiu do serviço, no Bairro São Pedro, Cidade Alta, especialmente para ir até a Santa Casa . "Sempre tive problemas no fígado. Vai que tenho a doença.", comenta.

Já uma dona de casa, que preferiu não ser identificada, resolveu fazer o exame, que deu negativo, pois convive bem de perto com um caso de Hepatite C. Há aproximadamente um ano e meio o marido descobriu a doença, que evoluiu para cirrose e câncer de fígado. Atualmente, ele está na fila por um transplante de fígado em São Paulo.

A doença

Cerca de 170 milhões pessoas no mundo são portadoras da hepatite C, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).No Brasil, a estimativa é de que existam 1,5 milhão de pacientes infectados pela doença. Da infecção até a fase da cirrose hepática, pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.

Público alvo

Na campanha realizada pela Santa Casa de Misericórdia, todos os interessados podem fazer o teste. Já nos Estados Unidos, as autoridades convocaram os nascidos entre 1945 e 1965 a realizar o exame rápido. Pessoas pertencentes a esta geração, chamada de 'baby boom' (explosão da natalidade após a Segunda Guerra Mundial), tem cinco vezes mais chances de terem a doença, pois foram infectadas antes do perigo da hepatite C ser bem conhecido. Há a recomendação ainda para que o teste seja aplicado em adultos em situação de risco, entre eles os usuários de drogas injetáveis e os pacientes que receberam transfusões de sangue antes de 1992.

Fonte: tribunademinas.com.br