SCMJF aplica 1.400 testes gratuitos de Hepatite C

Entre os dias 12 e 16 de agosto, a Santa Casa de Juiz de Fora, através do Centro de Hepatologia, coordenado pelo Doutor Pedro Duarte Gaburri, em parceria com a Escola Técnica de Enfermagem do Hospital, aplicará 1.400 testes gratuitos para detecção da Hepatite C.

A campanha “Procura C” faz parte da programação comemorativa de 159 anos da Instituição e acontece das 8 horas às 17 horas, na lateral da Capela Senhor dos Passos, no jardim da Santa Casa. O teste é simples e rápido: apenas uma espetada no dedo e em alguns minutos o resultado já é informado.

Campanha Procura C em 2011.

Doutor Pedro Gaburri explica que “os pacientes com resultados positivos serão encaminhados para tratamento nos Serviços Especializados do Sistema Único de Saúde, incluindo o Centro de Hepatologia da Santa Casa, em seu Ambulatório de Hepatites Virais”.

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções emitido pelo Ministério da Saúde em 2011, estima-se que aproximadamente 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da Hepatite C, o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e sob risco de desenvolver as complicações da doença. Segundo a OMS, o Brasil é considerado um país de endemicidade intermediária para Hepatite C, com prevalência da infecção situada entre 2,5% e 10%. Entretanto, estudos de base populacional e com doadores de sangue revelam prevalências inferiores às estimadas, colocando o Brasil como de baixa endemicidade.

Em relação à provável via de transmissão dos casos notificados, observa-se que as maiores proporções de casos estão relacionadas ao uso de drogas (18%), à transfusão de sangue e/ou hemoderivados (16%) e à transmissão sexual (9%), com elevado percentual de ignorados (43%).