10/06

Santa Casa agenda Teste do Pezinho desde o momento da internação

 

Prevenindo a saúde e desenvolvimento do neonato, a enfermeira chefe da Neonatal da Santa Casa, Kátia Campos, utiliza o agendamento do teste do pezinho.

Em 2011, foram realizados 210 testes e, em 2012, o número aumentou para 264 testes. Neste ano, desde 30 de janeiro até maio de 2013, o número já alcança 132 testes.

De acordo com a enfermeira, “a partir do momento que a mãe interna para realizar o parto, é feito o agendamento, pois antes a triagem era feita do 5º ao 7º dia, mas hoje é permitido realizar o procedimento do 3º ao 5º dia”.

 

História

Desde 1992, a Triagem Neonatal, conhecida como Teste do Pezinho é obrigatório, gratuito e decretado por lei. Em 2001, foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que engloba desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento e o tratamento de quatro doenças congênitas causadoras de deficiências.

Para realizar o teste, o profissional de saúde utiliza uma agulha esterilizada e faz um pequeno furo no calcanhar do bebê, pois é uma região rica em vasos sanguíneos, preenchendo três espaços no papel filtro. Este exame consegue identificar, aproximadamente, 30 doenças, e hoje é um grande fator que ajuda à prevenir doenças como a fenilcetonúria.

 

Fonte: www.apaesp.org.br/testedopezinho

revistacrescer.globo.com

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo