Dia Mundial do Rim

Toda segunda quinta-feira do mês de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, que neste ano cai no dia 14, e, aproveitando esta data, a  Santa Casa divulga o trabalho da equipe de transplantes da Instituição  em parceria com o Grupo Multidisciplinar de Acesso ao Transplante (GMAT).

O Serviço de Transplante Renal do Hospital realizou, em 2012, na Instituição, 39 transplantes renais, sendo 24 entre vivos e 15 de doadores falecidos. Este ano já ocorreram 18 procedimentos, e a expectativa é de que em 2013 este número ainda cresça em torno de 25% em relação ao ano passado. “Apesar de identificarmos um baixo índice de doador falecido, ainda assim, os transplantes têm crescido. Em 2012, a Santa Casa bateu um recorde histórico para a Instituição”, afirma o doutor Gustavo Ferreira, nefrologista responsável pelo Ambulatório de Pré-transplante Renal. Desde dezembro do ano passado, uma enfermaria com seis leitos exclusivos para pacientes do Serviço de Transplante Renal, oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), funciona no sétimo andar do Hospital.

O local dedicado somente a este serviço foi criado devido à demanda existente e o aumento do número de transplantes ocorridos na Santa Casa.  Os órgãos não originam apenas da cidade e região, mas também de todo o país, tanto de doadores falecidos, quanto de doadores vivos, o que a coloca na quarta posição como o hospital que mais transplantou em Minas Gerais em 2012, ficando atrás somente de três hospitais da capital, Felício Rocho, Hospital São José e Santa Casa de Belo Horizonte.  Atualmente, 17 profissionais entre nefrologistas, cirurgiões e anestesistas, dedicam-se ao serviço no Hospital.

O serviço de transplante renal da Santa Casa de Juiz de Fora foi criado em 1983, pelos nefrologistas Sebastião Ferreira e Maurício Bara.

Nefrofórum

Empenhada em aprimorar a comunicação entre suas federadas e intensificar o debate em torno das questões que mais preocupam os nefrologistas, a Sociedade Brasileira de Nefrologia criou o Nefrofórum.  Um Grupo de troca de mensagens eletrônicas, o Nefrofórum conta com a participação dos presidentes das 22 regionais da SBN, do Dr Daniel Rinaldi (Presidente da SBN), do Dr Alan Castro (Coordenador do Depto de Defesa Profissional da SBN) e da Dra. Carmen Tzanno, (Representante da SBN na AMB/CFM para questões de CBHPM e honorários médicos).

Em alusão à data, o grupo divulgou uma carta, nela diz que “a preocupação dos cerca de três mil nefrologistas brasileiros é alertar a população sobre os cuidados com a saúde renal, os tratamentos disponíveis para quem tem doença renal crônica e para os pacientes com maior risco de desenvolver a doença, ou seja, diabéticos e hipertensos”. Ainda acrescenta que cerca de 90 mil brasileiros fazem diálise, tratamento que substitui a função dos rins, e que um, em cada 10 habitantes têm algum grau de lesão renal.

Na foto abaixo (da esquerda para a direita), os médicos Vinícius S. Colares, Paulo Rogério Moreira, Sebastião Ferreira, Gláucio S. de Souza, Márcio de Souza, ao centro, as primeiras pacientes da Unidade (mãe doou o rim para a filha) , Márcio Gomide, Eduardo Netto e Gustavo Ferreira.