22/02

Um tempo que nem passou

 

Na próxima quarta-feira, 27, às 18 horas, o vice-presidente da Santa Casa, o dermatologista doutor Carlos Adolpho de Carvalho Pereira lança, na Sociedade de Medicina e Cirurgia, livro autobiográfico que conta momentos marcantes de sua história e carreira na medicina.

São 11 capítulos que narram com clareza, fidelidade aos fatos e, em alguns pontos, bom humor, momentos históricos de Juiz de Fora e do país. Baseado na estrutura narrativa não linear, ele refaz sua trajetória da infância até hoje em dia. Num dos pontos altos da publicação, o autor conta dificuldades vivenciadas durante a ditadura, com revelações pessoais e profissionais. Como o dia em que, dentro de um bar, presenciou a polícia procurando pelo jornalista Fernando Gabeira e não o encontrando, levaram um tio dele, inocente, contudo foi espancado por não saber informar onde estava o sobrinho. Sobre a medicina, Carlos Adolpho também expõe pressões políticas sofridas no tempo do regime no exercício do seu trabalho.

Todavia, a obra não contempla somente momentos difíceis, o autor proporciona ocasiões de grandeza, como o dia em que conheceu pessoalmente uma das maiores atrizes do mundo, Elizabeth Taylor e a oportunidade de analisar os restos mortais de Aleijadinho. E no capítulo Galeria de Arte, ele surpreende com seus conhecimentos sobre artes plásticas e até mesmo com seu talento como pintor.

Para Carlos Adolpho, que sempre escreveu artigos e os publicou em jornais, todos têm algo a contar. “Todo mundo tem histórias para contar, mas poucos têm coragem. Por isso, resolvi escrever sobre os ambientes em que vivi e sobre coisas que fiz. Sem esquecer a literatura e as artes plásticas”, destaca o autor.

O médico considera a empreitada de escrever u livro um grande desafio. “Não pretendia ingressar na literatura. Não sou escritor, sou um médico que gosta de relatar fatos ocorridos em minha vida, principalmente, na área médica a qual dediquei a maior parte da minha vida. Hoje, presto serviços a uma instituição filantrópica e trabalhamos para a comunidade”, ressalta emocionado.

Um tempo que nem passou é uma obra que deve e pode ser lida por diversos tipos de leitores.  As experiências reveladas com sensibilidade e humanismo trazem lições de vida muito úteis para os dias atuais.

Lançamento:

Data: 27/02/2013

Hora: 18 horas

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (Braz Bernardino, 59 – Centro)

Michelle Cafiero

Assessora de Comunicação 

 

 

Galeria de imagens

 
 

Outras Novidades

1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo