Programação especial marca 158 anos da Santa Casa

No próximo dia 6 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora completa 158 anos de muita conquista e credibilidade. E para comemorar essa data tão especial, o Hospital oferece programação exclusiva para colaboradores e população da cidade.

No dia 5 de agosto, às 11 horas, na Capela Senhor dos Passos (Santa Casa), uma Missa em Ação de Graças será realizada para parabenizar a filantrópica reunindo membros da Irmandade Senhor dos Passos, funcionários e comunidade. De 7 a 10 de agosto, das 10 horas às 17 horas, acontece a terceira edição do “Santa Casa, arte na praça!”, uma feira de artesanato e trabalhos manuais onde  colaboradores da Instituição com habilidades expõem seus talentos. A feira acontece no adro da Capela. Já no dia 8 do mesmo mês, às 14h30, doutor Pedro Duarte Gaburri ministra palestra com tema “Como se prevenir da Cirrose” para população em geral, no Salão Nobre da Instituição. E nos dias 19 e 26, ocorre o 9º Torneio Interno de Futebol Society. Formado por equipes de colaboradores, corpo clínico e parceiros, que se reúnem para animadas partidas, no Centro de Futebol Zico Juiz de Fora.

Números e conquistas

São muitas as conquistas a serem comemoradas. Ao logo dos últimos três anos, decorrente da atual presidência, com novo estilo de gestão e planejamento nas ações, a Santa Casa tem priorizado o atendimento, com a melhor qualidade dos serviços e a ampliação do espaço físico.

Com 158 anos, a Santa Casa apresenta números que surpreendem e dão uma melhor dimensão da grande responsabilidade social que tem na cidade com seus 1.700 colaboradores, além de 750 médicos. O Hospital que oferece 508 leitos, sendo 45 de UTI, realiza 15 mil cirurgias por ano. Os procedimentos de hemodinâmica chegam a 3.200 anuais e o número de partos a 1.700. Só no ano passado foram realizados 12 transplantes, além de 530 mil exames de análises clínicas.

A grandiosidade da Santa Casa também pode ser atestada nas 20 mil internações realizadas em 2011 e nos 106 mil atendimentos de emergência. Para isso, uma perfeita infraestrutura de serviços permite que, diariamente, três toneladas de roupas sejam processadas e servidas 2.200 refeições. O dia a dia do hospital é acompanhado por 28 pesquisas e todos os setores estão, permanentemente, sincronizados e seguros através de uma central de monitoramento com 250 câmeras.

Com a proposta de melhor atender aos 43 mil clientes do Plasc, a Santa Casa inaugurou há pouco tempo, o Espaço Clínico. Com investimento de R$ 4 milhões, a clínica possui 23 consultórios de especialidades clínicas.

Foram adquiridos dois novos equipamentos de Hemodinâmica de última geração – SIEMENS AXIOM ARTIS ZEE - com um sistema de imagem de alta qualidade, eficiência e precisão.  O investimento chega à casa de R$3 milhões. Um dos aparelhos foi comprado exclusivamente com recursos próprios, e o outro com verba da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, através do secretário Antônio Jorge Marques. De acordo com o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures, “atualmente o importante desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de cateterismo do coração humano constitui-se no avanço mais importante de toda a ciência médica, dedicada ao estudo do aparelho cardiovascular.  Agora, duas novas salas de hemodinâmica vão dobrar a capacidade de atendimento aos pacientes. Assim, a Instituição está modernizando e ampliando os serviços prestados aos pacientes com doença cardiovascular”, completa doutor Renato Loures.

História

Fundada em 6 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva é a terceira instituição mais antiga de Juiz de Fora. Só ficando atrás da fundação da Vila de Santo Antônio do Paraibuna, em 1850, e da instalação da Câmara Municipal, em 1853.

As obras do segundo prédio da Santa Casa foram concluídas em 2 de junho de 1898. No dia 11 de janeiro de 1898, chegaram à cidade as Irmãs de Santa Catarina contratadas por Braz Bernardino para a administração interna da Santa Casa.

O hospital desenvolveu-se, ampliou as suas acomodações, modernizou seus serviços, muniu-se de materiais e aparelhamento perfeitos, estendeu seu raio de atuação e colocou-se em situação de poder alargar seu programa de benefícios.

Em 1903, foi construído o jardim na frente do hospital. Em 1911, a Santa Casa contava com vários pavilhões e, neste ano, foi construído um novo centro cirúrgico.

Em 1913 foi construída mais uma enfermaria (atrás da Capela), pois o número de enfermos duplicara. Com o passar dos anos e a ampliação dos serviços, a construção de um novo edifício tornou-se inevitável.

Em julho de 1942 foram assinados os desenhos originais do atual prédio da Santa Casa, mas o lançamento da pedra fundamental só ocorreria em 28 de janeiro de 1948. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de João Nogueira Penido Filho, que doou grande parte de sua fortuna para a construção. No início do século XIX, a Santa Casa realizou 188 cirurgias.

EVENTOS ABERTOS À POPULAÇÃO
Missa: 05/08/12, às 11h, na Capela Senhor dos Passos;
“Santa Casa, arte na praça” - Feira de Artesanato: 7 a 10/08, no adro da Capela, de 10h as 17h;
Palestra “Como se prevenir da Cirrose” com dr. Pedro Gaburri: 08/08, às 14h30, Salão Nobre.