Semana Mundial da Amamentação é comemorada na Santa Casa

O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) da Santa Casa, coordenado pela pediatra Maria Zélia Tavares comemora, de 01 a 08 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação 2012 com o tema “Entendendo o passado, planejando o futuro: comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/UNICEF para Alimentação Infantil e da Criança Pequena”. O evento será voltado às mães internadas na maternidade, mães com bebês hospitalizados na Unidade de Apoio e UTI Infantil. Além das pacientes do Curso de Gestantes do Ambulatório de Especialidades.

A programação contempla a realização de confraternização; oficinas de artesanato, com a participação dos Serviços de Psicologia e Social, além do Curso de Gestante para as mães que realizam o pré-natal no Ambulatório de Especialidades. A Santa Casa é Hospital Amigo da Criança e por isso, apoia e incentiva o aleitamento materno.

Semana Mundial da Amamentação - SMAM 2012

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2010 é “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC). A IHAC foi criada há vinte anos, a partir da Declaração de Innocenti, na qual foram determinadas metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.

Hospital Amigo da Criança é todo hospital que cumpre os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Esses passos garantem que o hospital tenha normas e rotinas que proporcionem a todos os bebês o melhor começo de vida possível, criando um ambiente de apoio ao aleitamento materno. Todo Hospital Amigo da Criança tem em sua entrada principal uma placa indicando a obtenção deste título e, para renová-lo, há uma reavaliação a cada três anos. Cerca de 28% das maternidades do mundo (em torno de 20.000), espalhadas por mais de 170 países, são credenciadas na IHAC. No Brasil, 335 maternidades já foram credenciadas na Iniciativa.

Fonte: Portal da Saúde