14/01

Laboratório de Imunologia de Transplantes descobre novo alelo HLA

 

 

Todas as pessoas possuem alelos, que são uma variação de determinado gene que indica alguma característica do indivíduo. E os alelos HLA são responsáveis por ativar o sistema imunológico diante de algum “corpo estranho”. Portanto, para que um transplante, em especial o de medula óssea, aconteça, é importante que haja o máximo de compatibilidade HLA entre doador e receptor.

Para avaliar a compatibilidade é realizado o exame de tipagem HLA, que, em Juiz de Fora e região, somente o Laboratório de Imunologia de Transplantes da Santa Casa de Juiz de Fora é credenciado. Ao fazer esse exame em um doador voluntário de medula óssea, sua tipagem não foi encontrada entre os bancos de dados.

“Então desconfiamos que poderia se tratar de um novo alelo HLA e encaminhamos a amostra à Biometrix, empresa que nos fornece insumos e suporte para a realização de exames”, conta a bióloga e Responsável Técnica pelo Laboratório de Imunologia da Santa Casa, Thaís Freez. “Lá o DNA foi sequenciado e, assim, foi identificado o novo alelo HLA A*24:56:02”, explica.

Como este alelo não havia sido encontrado até então, a imunologia entende que é um alelo raro na população. Além disso, com o avanço da tecnologia na área de genética, novos alelos são frequentemente descobertos no mundo todo. Somente alelos de locus A (região exata onde o alelo está no gene) existem 6.291 diferentes tipos.

Conforme Thaís, fazer esse tipo de descoberta reforça o compromisso e qualidade do laboratório. “O processo que leva à suspeita de tratar-se de um novo alelo requer muita atenção. A agilidade na entrega do resultado é importante, mas não pode interferir na qualidade da análise”.

O Laboratório

Desde 2014 a Santa Casa de Juiz de fora possui um Laboratório de Imunologia de Transplantes próprio, o que garante mais agilidade nos transplantes.  Em 2016, o Laboratório foi credenciado para realizar o exame de tipagem HLA, sendo o único na cidade e região que faz o exame pelo SUS.

O Laboratório de Imunologia realiza, em média, 300 tipagens HLA por mês. Lá atuam seis biólogos, três técnicos de patologia, dois estagiários de biologia, uma auxiliar administrativo, uma auxiliar de limpeza e um jovem aprendiz. 

 
 
 

Outras Novidades

<< < 1 2 3 4 5 > >>

Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo