SUBCLASSES DE IGG

Indicação clínica: A imunoglobina G (IgG) é constituí­da de 4 subclasses (IgG1, IgG2, IgG3, IgG4). Na regulação da resposta imunológica contra antí­genos protéicos, os anticorpos produzidos são usualmente das subclasses IgG1 ou IgG3. Quando o estí­mulo antigênico é feito por polissacárides, incluindo cápsulas de bactérias, os anticorpos produzidos são principalmente da subclasse IgG2. Anormalidades nos ní­veis de subclasses de IgG tem sido relatadas, mais particularmente em pacientes com gamopatias monoclonais e infecçíµes associadas a imunodeficiências primárias e secundárias. Baixas concentraçíµes, ou mesmo ausência de IgG2 e IgG3, estão associadas a infecçíµes recorrentes das vias respiratórias, causadas principalmente por pneumococos e hemófilos. No sangue de adultos, 70% das imunoglobulinas da classe IgG são IgG1; 20% IgG2; 6% IgG3 e IgG4. Deve-se ressaltar que o método utilizado para dosagem das subclasses de IgG é diferente do utilizado para determinação da IgG total, podendo haver diferenças entre o valor do último e a soma das subclasses.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum obrigatorio de 8 horas
Tipo material: Soro