SACCHAROMYCES CEREVISIAE, ANTICORPOS IGG E IGA

Indicação clínica: Anticorpos anti-Saccharomyces cerevisiae (ASCA) da classe IgA e IgG, juntamente com anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (pANCA), podem ser utilizados na avaliação diagnóstica de pacientes com suspeita de doença inflamatória intestinal (DII). Geralmente, ASCA (ASCA+ e pANCA-) estão associados com doença de Crohn, enquanto pANCA estão associados com retocolite ulcerativa (ASCA- e pANCA+). A sensibilidade e especificidade do ASCA para discriminar pacientes com DII de pacientes com outras doenças intestinais é de, respectivamente, 60% e 91%. Para diferenciar entre pacientes com doença de Crohn e pacientes com retocolite ulcerativa, um resultado positivo isolado de ASCA possui sensibilidade de 60% e especificidade de 86%, enquanto um resultado positivo de ASCA e negativo de pANCA possui sensibilidade de 56% e especificidade de 92%. ASCA podem ser detectados em até 50% dos pacientes com doença celí­aca, sendo ainda descritos na fibrose cí­stica e tuberculose intestinal.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum obrigatorio de 8 horas; intervalo máximo entre mamadas para lactentes
Tipo material: Soro

« Ver todos