Notícias
Santa Casa realiza o 3º Simpósio de Neonatologia com foco na prematuridade
A Santa Casa de Juiz de Fora promove, no dia 11 de novembro de 2025, o 3º Simpósio de Neonatologia, com o tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. O evento será realizado no Salão Nobre, a partir das 8h, e reunirá profissionais e estudantes da área da saúde em um dia de aprendizado e troca de experiências sobre cuidados com o recém-nascido e prevenção da prematuridade.
Além de palestras e debates conduzidos por especialistas, a programação se destaca pelos minicursos práticos da tarde, que abordarão situações reais do cuidado neonatal. Os temas incluem “Mínimo manuseio e neuroproteção de prematuros”, “Entubação e reanimação neonatal” e “Método Canguru e manejo clínico na amamentação”, com atividades teóricas e práticas conduzidas por equipes multiprofissionais. Cada minicurso terá duração de 1 hora, e os participantes serão divididos em três turmas.
INSCREVA-SE AQUI: https://www.sympla.com.br/evento/3-simposio-de-neonatologia
Programação
7h45 – Credenciamento
8h às 8h30 – Cerimônia de Abertura
8h30 às 9h30 – Mesa-redonda: Jornada do Cuidado Neonatal
Protocolos de Enfermagem na Sala de Parto, Estratégias de Suporte à Amamentação no Prematuro e Cartilha de Alta para uma Transição Segura
Mediadora: Dra. Mariângela Duarte
Palestrantes: Dra. Elizabeth Lopes (Fiocruz), Dra. Maria Zélia Tavares e Dra. Patrícia Marchi
9h40 às 10h40 – Roda de conversa:
- Trajetória nutricional do prematuro e imunoproteção – nutricionistas Marcilene Tomaz e Melina Monteiro
- Neurodesenvolvimento e neuroproteção na prematuridade – Brenda (fisioterapia)
- Triagem Auditiva Neonatal (TAN): importância da detecção precoce da perda auditiva – Kívia Fioravante e Sabrina Oliveira (fonoaudiólogas)
10h50 às 11h10 – Coffee break
11h10 às 12h – Talk Show:
- Aspectos psicoafetivos e apoio sustentável das famílias de prematuros – (psicólogo)
- Vulnerabilidade social e impacto na prematuridade – (assistente social)
- Rede Alyne e suas contribuições no combate à prematuridade – (enfermeiro)
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 16h30 – Minicursos
Três turmas, com duração de 1 hora cada. A inscrição dá direito a participar de todos os módulos.
- Simulação realística: Mínimo manuseio e neuroproteção de prematuros – Dra. Patrícia, Talita, Brenda e Priscila (fisioterapia)
- Simulação realística: Entubação e reanimação neonatal – Dra. Mariângela
- Simulação realística: Método Canguru e manejo clínico na amamentação – Dra. Zélia e equipe de enfermagem
16h30 às 17h – Encerramento e sorteio de brindes
INSCREVA-SE AQUI: https://www.sympla.com.br/evento/3-simposio-de-neonatologia